segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cuiabá - História

História

 

Cuiabá só foi elevada a cidade em 17 de setembro de 1818, por meio de carta régia assinada por D. João VI. Só em agosto de 1835 se tornou capital da província; à época, com cerca de 7 mil habitantes. Em 1909 teve seu reconhecimento como Centro Geodésico da América do Sul. E, em meados do século 19, já unidas as partes principal e portuária da cidade, a população já atingia quase 10 mil habitantes.

Na segunda metade do século 19, com o fim da Guerra do Paraguai e a livre negociação, ganha força com obras de infraestrutura e equipamentos urbanos. Como pólo avançado no interior brasileiro, centraliza uma região que passa a ter expressiva produção agroindustrial açucareira e intensa produção extrativa, em especial de poaia e de seringa.

No século 20, a ligação rodoviária com São Paulo e Goiás e a aviação comercial, a partir de 1940, trouxeram o desenvolvimento. O grande marco de crescimento, no entanto, tem início na década de 70, quando o governo federal inicia um programa de povoamento do interior do País, oferecendo vantagens para os interessados. Em cinco anos (de 1970 a 1975), a população passou de 83 mil para 127 mil pessoas.
http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/guia_sedes/Cuiaba/historia.html?id_menu=cuiaba_menu

Antiga igreja matriz da cidade.
Vista aérea de Cuiabá no início da década de 1910.

Antiga igreja matriz após a primeira reforma.

Vista aérea de Cuiabá no começo do século.


Nenhum comentário:

Postar um comentário