segunda-feira, 1 de março de 2010

NASA on Temperature Puzzle / NASA - estudo do aumento da temperatura no Planeta


Cada ano, os cientistas do Instituto Goddard para Estudos Espaciais analisar os dados da temperatura global. O ano passado, 2009, amarrado como o segundo ano mais quente desde que os registros de temperatura global instrumental começou há 130 anos. Em todo o mundo, a temperatura média foi de 0,57 ° C (1,03 °) mais quente do que o período base 1951-1980. E janeiro de 2000 a Dezembro de 2009 saiu como a década mais quente já registrado.




TRADUÇÃO DA FALA DO VÍDEO:

Todos os eventos da última década - as nossas memórias - têm algo em comum. Todos eles tiveram lugar durante a década mais quente já registrado desde que o homem começou a manter registros de temperatura cerca de 150 anos atrás.

Na última década, a temperatura da Terra aumentou cerca de um terço de um grau Fahrenheit. Desde 1880, ela subiu cerca de um graus e meio. Você poderia dizer que a Terra está correndo uma febre. Os cientistas prevêem que vai ficar muito pior.

Já, nós entendemos como podem ser os sinais.


Nível global do mar subiu mais de um centímetro durante a década, quase duas vezes mais rápido que a média durante o século XX - gelo suficiente para cobrir os estados do Texas e Kentucky.

A grande maioria dos cientistas do clima dizem que a evidência de aquecimento causado pelo homem é claro. Mas menos compreendida é exatamente como esse aquecimento vai mudar as complexas interações entre a terra do nosso planeta, a água, o céu, e os organismos vivos que habitam o nosso mundo.
 
Como os cientistas da NASA melhorar a sua compreensão e previsões sobre a mudança climática, os satélites da Nasa fornecer dados importantes sobre o que está acontecendo no nosso planeta hoje ... real-life observações os cientistas usam para afiar suas previsões.

E NASA recebe uma visão global de três peças importantes do quebra-cabeças do clima: quanto de energia do sol está a bater na Terra, quanto dessa energia é refletido de volta para o espaço, e quanto está sendo preso, o aquecimento do planeta.
 
Os satélites da NASA medir a energia do sol, que flutua devido a um ciclo de dez para doze anos. Aumento da atividade solar poderia estar causando o aquecimento global?


Prova de satélite mostram que o ciclo solar tem apenas um impacto ght em temperaturas de nosso planeta. Na verdade, embora nos últimos anos têm sido alguns dos mais quentes já registrados, o sol tem sido uma calmaria profunda na atividade. Isso significa que um pouco menos de energia solar está atingindo a Terra. E quando as rampas ciclo solar de novo, os cientistas esperam que as temperaturas vão subir ainda mais um pouco.

A segunda peça do quebra-cabeça de temperatura é o brilho do nosso planeta. Todas as outras coisas sendo iguais, um brilhante, o planeta mais reflexivo salta mais energia de volta para o espaço.


Alguns dos mais brilhantes, as áreas mais reflexivo do nosso planeta são aqueles cobertos com gelo. Imagens da NASA mostra as áreas a diminuir, especialmente no Ártico.

Como o gelo marinho desaparece no escuro do oceano, o nosso planeta se torna menos reflexivo e aquece ainda mais.

As nuvens reflectem também uma grande quantidade de luz solar. O aquecimento do nosso planeta, evapora mais água, potencialmente criando mais nuvens. Mais cobertura de nuvens aumenta o brilho da Terra, possivelmente ajudando a arrefecer o planeta. Mas as nuvens, e as pequenas partículas chamadas aerossóis, que ajudam a formar, são cartões de clima selvagem.
 
Muitos modelos climáticos atuais predizem um resfriamento devido ao aumento da cobertura de nuvens. Será que vai ser o suficiente para siginificantly diminuir o aquecimento global? Os cientistas estão utilizando os dados da NASA para procurar a resposta.

Para complicar ainda mais o problema é que o vapor de água é, na realidade do mundo de gases de efeito estufa mais abundante. Isso é direito, as mesmas moléculas que possam esfriar o planeta em forma de nuvem realmente quente quando eles estão sob a forma de um gás. Eles ajudam a criar um cobertor ao redor da Terra, capturando o calor radiante da superfície do planeta e captura-lo dentro da atmosfera.
 
À medida que o planeta aquece, mais água evapora do oceano, criando mais deste calor responsável pelo efeito estufa. Os seres humanos não pode controlar diretamente a quantidade de vapor de água no ar, mas nós podemos ter um impacto muito maior sobre outros gases com efeito de estufa. O dióxido de carbono é o gás com efeito de estufa segunda mais prevalente, e é a nossa maior contribuição para o aquecimento global. Queima de combustíveis fósseis libera grandes quantidades de dióxido de carbono no ar.
 
Instrumentos de satélite da NASA captura a assinatura infravermelho de dióxido de carbono na atmosfera global. Eles mostram um aumento ao longo da década.

NASA também monitora outros gases de estufa, como metano, óxido nitroso e CFCs. Nos últimos anos, o CFC ter diminuído. Metano e óxido nitroso estão em ascensão. De gases com efeito é mais provável que o principal contribuinte para o aquecimento global atual. É a peça-chave no puzzle da temperatura, e ela abriu a porta a temperaturas mais altas.

2010 ... Ele marca o final da década mais quente já registrado nós ... até agora.

Quais serão os próximos dez anos para manter o clima da Terra?

Os modelos de computador prevêem um planeta ainda mais quente, com mais condições meteorológicas extremas, menos gelo, e os mares mais elevados. A gravidade dessas mudanças dependerá, em parte, como sistema complexo do nosso planeta responde, e, mais importante, sobre as escolhas que fazemos.
 
(Tradução - by Cláudia Fanaia Dorst - vídeo NASA / on-line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário