sábado, 30 de janeiro de 2010

Conselheiro substituto do Tribunal de Contas de MT diz que falta de agilidade dos orgãos de controle e silencio da imprensa favorecem corrupção no Brasil. E ainda há outros fatores.




29/01/2010 - 23:02:00

O Tribunal de Contas de Mato Grosso é realmente um cenário de muitos contrastes. Como o conselheiro Humberto Bosaipo, o ex-deputado estadual pelo PDT do Rio de Janeiro, Luiz Henrique Lima (foto), também compõe, atualmente, o nosso Tribunal de Contas. Só que Luiz Henrique Lima faz questão de defender um combate forte a prática da corrupção em nosso País. Bosaipo, enquanto isso, é réu em mais de 100 processos denunciado pelo Ministério Público Estadual por improbidade administrativa. Confira artigo publicado por Luiz Henrique Lima no jornal A Gazeta:

As seis faces da corrupção

Por Luiz Henrique Lima

Sem dúvida, a corrupção na esfera pública é algo que revolta e envergonha a grande maioria dos brasileiros. O fenômeno não é de hoje. Há registros de escândalos e propinas nas obras de fortificação do Rio de Janeiro em pleno Brasil-Colônia, no século XVIII. De igual modo, no Império e na República, nos períodos ditatoriais e democráticos. O fato é que ainda não se descobriu uma vacina totalmente eficaz contra esse mal.

No entanto, devemos combatê-lo. E para melhor combatê-lo, devemos conhecê-lo. Tenho observado que o debate público acerca da corrupção em nosso país muitas vezes não é esclarecedor, pois, de forma distorcida, é apresentada a ideia de que a corrupção se resume no personagem do "político corrupto" ou do "funcionário corrupto". Nada mais ilusório.

Para vencer a corrupção, temos que encarar o problema sob todos os seus ângulos. Visualizo a corrupção como um cubo, a exemplo de um dado, com seis faces, em que apenas uma é visível de cima, mas que só se sustenta pela presença das demais.

A face mais visível da corrupção é evidentemente a dos políticos - parlamentares ou não - e dos funcionários de todos os Poderes e esferas da Administração Pública. Só que não existe corrupto sem corruptor. Se alguém recebeu propina, é porque alguém, igualmente criminoso, lhe pagou. Essa é a segunda face da corrupção, a dos empresários e corruptores.

Uma terceira face, igualmente importante, é a dos órgãos judiciais e de controle. Se atuassem com a agilidade e a severidade necessárias, a corrupção seria reduzida.

A quarta face é a da imprensa. Ainda que muitas vezes seja ela quem denuncia os escândalos, em outras tantas ela silencia, mercê de interesses comerciais ou políticos.

A quinta e a sexta faces são as nossas, dos cidadãos brasileiros. Como eleitores, somos co-responsáveis pela qualidade dos dirigentes que escolhemos. Se insistimos em reeleger candidatos de probidade duvidosa ou de desonestidade comprovada, tornamo-nos cúmplices das irregularidades que vierem a ser praticadas. O eleitor alienado é a quinta face do dado.

Finalmente, a sexta face tem por nome a omissão. Para muitos de nós, a cidadania resume-se ao ato de votar e, eventualmente, resmungar contra os eleitos nos salões de barbearia ou nas filas de caixa eletrônico. Se tivéssemos maior participação, mobilização e organização, mesmo fora dos períodos eleitorais, os índices de corrupção cairiam bastante.

Para vencer essa luta, todas as seis faces da corrupção devem ser denunciadas e combatidas.

Luiz Henrique Lima, ex-deputado estadual no Rio de Janeiro, pelo PDT, é conselheiro-substituto do TCE-MT e doutor em Planejamento Energético. E-mail: luizhlima@tce.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário